Escopo de Perícias

“Fazemos o detalhamento dos fatos, com o objetivo de elucidar e levantar provas técnicas essenciais às tomadas de decisão, demonstrando fundamentadamente o respectivo trabalho”.

Análise de Incêndios

Para atuar de forma precisa e técnica na avaliação pericial e investigação de incêndios, o IAPA leva em conta diversas evidências remanescentes da situação, sempre em busca de elementos que ajudem na identificação das causas e origem.

Por meio da avaliação do bem incendiado (imóveis, máquinas, equipamentos e automotores) é possível determinar se a causa foi em consequência de uma falha mecânica, elétrica, vazamento de fluídos, ou ainda, se foi originada por agentes externos ao conjunto (inflamáveis ou fonte externa).

Para chegar neste diagnóstico, o IAPA utiliza-se de exames laboratoriais que podem identificar a presença dos referidos agentes, gráfica e quantitativamente.

Exames laboratoriais e termografia são tecnologias amplamente exploradas pelo IAPA.


Por meio de equipamentos específicos é possível analisar detalhadamente as temperaturas superficiais e outras variáveis físicas importantes à determinação de possíveis curtos-circuitos, vazamentos, pontos críticos de temperatura, entre outros estudos.

Análise de Falhas

As falhas de um determinado componente ou equipamento mecânico podem causar grandes transtornos e – em alguns casos – prejuízos, decorrentes de erros de projeto, de material, de fabricação, de manutenção, de montagem ou mesmo operacional.

O IAPA possui um laboratório equipado para a detecção de falhas mecânicas. No local, os técnicos efetuam, na maioria das vezes, análises químicas com o suporte de equipamentos de termografia (medição térmica – elevação ou não excessiva de temperaturas), endoscopia (aparelho destinado a visualização das condições internas de determinado bem, sem a desmontagem inicial do mesmo) e microscopia entre outros destinados para essa atividade.

A análise técnica da falha mecânica é um trabalho pericial criterioso, realizado no IAPA por profissionais altamente qualificados, os quais procuram utilizar uma metodologia embasada em normas técnicas nacionais e internacionais.

O conhecimento técnico humano unido aos recursos dos laboratórios possibilitam a emissão de Pareceres Técnicos na área de Falhas Mecânica devidamente fundamentados.

Análise de Trabalho

Um dos mais completos setores de perícias do IAPA é o de Avaliações de Acidentes de Trabalho. Entre outras técnicas utilizadas, destaca-se a análise pela Árvore de Causas, cujo método específico objetiva a eliminação do “achismo”, muito comum neste tipo de acidente. 

Neste contexto, o IAPA realiza amplo estudo para representar graficamente o acidente, definindo as etapas da história do evento analisado e as circunstâncias que motivaram tal ocorrência. Entre estes elementos, podem ser destacadas as qualificações técnicas dos envolvidos, as certificações, as condições ambientais, as possíveis falhas dos equipamentos, os atos praticados, entre outros inúmeros fatores. Dessa forma, esse estudo leva a causas remotas, particularmente àquelas ligadas à organização do trabalho, à concepção de máquinas e de instalações, alargando o campo de investigação e evidenciando o maior número de fatores envolvidos na gênese do acidente.

Para a realização das perícias do segmento de acidentes de trabalho, o IAPA conta com uma série de ferramentas, as quais contribuem para a elucidação de dúvidas sobre capacidades técnicas e limitações dos equipamentos; normas regulamentares de segurança, possíveis peças danificadas durante a ocorrência do evento; análise laboratorial química (para a definição de eventual relação com o incidente ou não) entre outros.

A partir das análises acima citadas, é iniciada a apuração das possíveis variáveis relacionadas à ocorrência e, por conseguinte, a reconstituição do acidente e a sua causa.

Todos os testes são acompanhados por uma equipe técnica, a qual realiza a coleta de imagens integrantes do material a ser estudado. A captação de imagens permite a execução de um processo transparente e estritamente tecnológico, por meio da ilustração das evidências.  Para o suporte das análises, o IAPA conta com laboratórios, equipamentos, softwares específicos e ferramentas correlatas.

Análise de Trânsito

A equipe de profissionais do IAPA tem vasta experiência na reconstituição de acidentes de trânsito, trabalhando inclusive em casos de repercussão nacional, buscando sempre determinar, a partir das evidências apuradas, as possíveis causas e as suas origens.

Aplicando metodologias periciais com o suporte de ferramentas e softwares específicos, o IAPA fornece ao cliente um Parecer Técnico claro e objetivo, com a exposição descritiva e visual (imagens) dos aspectos identificados do estudo solicitado.

Os Pareceres Técnicos realizados pelo IAPA são completos, ilustrados com croquis, simulações, cálculos e demais dados que se façam necessários ao melhor entendimento das características do evento analisado à determinação das possíveis responsabilidades e as suas circunstâncias.

O IAPA conta com uma equipe de profissionais que realizam inspeções em automotores, máquinas, equipamentos e imóveis em todo o território nacional (caso necessário, também, no exterior), considerando sempre a apreciação de dados técnicos e físicos do evento a ser analisado. Conta também com um vasto ferramental para o estudo do evento por meio de imagens, se o elemento principal estiver inacessível.

Além dos laboratórios de análises, contamos com equipamentos de medição, termografia, microscopia, endoscopia entre outros que podem ser levados a campo.

A emissão dos Pareceres e Laudos podem ser em outros idiomas, consoante prévia solicitação.